terça-feira, 1 de setembro de 2009

Quando a primavera chegar.

Blog - O IDOSO E A CIDADE

Tenho muita esperança de que o tempo vai melhorar. Não me refiro apenas ao tempo físico da natureza, mas ao ambiente político em que vivemos. No dizer do filósofo Sartre, e eu concordo com ele, a esperança é a nossa concepção de futuro.

Desejo um tempo novo. Estou cansado da corrupção nas relações sociais que obscurecem a clareza dos dias. Quero um novo país. De novos homens. Um novo começo de era, de gente fina, elegante e sincera, no embalo de Lulu Santos. Sinto a solidão da infância no tempo presente. Comi muito silêncio, quando pequeno. Da janela da sala, vejo o mundo lá fora, como uma pessoa que, ao olhar para fora, na verdade, está vendo a si mesmo e aos outros.

Observo trabalhadores que constroem o que seus filhos carecem: escola. A educação não pode faltar no quintal das famílias. A escola me salvou da periferia da vida e de mim mesmo. Como diria minha mãe: “o estudo é a luz da vida”! E fez de mim, uma pessoa em construção, direcionada para lutar por uma sociedade mais justa e de mais oportunidades para todos.

A política não pode morrer. O que temos de melhor é o que somos: nossos sonhos, talentos, conquistas celebradas no dia-a-dia de nossas batalhas anônimas pela vida.É preciso merecer a primavera. Quando Setembro chegar, quero começar tudo de novo. Não desejo estar sozinho.

Assim como nós, as estações do ano estão muito desfiguradas. Também estão desequilibradas. Resultado cruel do que estamos fazendo com a natureza. Pouco a pouco estamos secando. Quem vai lembrar de nós, com famílias reduzidas, de comunicação pouco presente, como vamos registrar a nossa história? É preciso resgatar o verbo, a importância da palavra. Inventar novas formas de contato humano que não sejam on line.

Quando Setembro chegar, quero estar acordado, de olhos bem abertos para enxergar as flores não mais escondidas no coração de todos os homens. Agora abertas, singelas e de uma beleza sem igual, porque somos naturalmente belos.

Que venha a primavera!

José Anísio da Silva - Pitico

Beto Guedes - Sol da Primavera

Nenhum comentário:

Postar um comentário