terça-feira, 2 de março de 2010

Existe sim qualidade de vida na terceira idade

Bailes, passeios, caminhadas e daí por diante. A preocupação com saúde e qualidade de vida tem aumentado a expectativa de vida da terceira idade

Jogar dominó e tricotar não é mais a atividade preferida dos vovôs e vovós. Imagens de septuagenários pulando de paraquedas e lançando-se por uma corda ponte abaixo provam que os hobbies da chamada "melhor idade" não estão tão tranquilos e monótonos quanto eram algumas décadas atrás.
Hoje é o Dia Nacional dos Idosos e as comemorações devem ser mais alegres ainda, pois a expectativa de vida dos brasileiros aumenta a cada estudo. Por esse motivo, o termo velho, idoso ou mesmo o arraigado terceira idade estão perdendo o seu sentido e já não podem ter espaço dentro do vocabulário. Você chamaria de idoso, alguém que tem coragem de pular de paraquedas, por exemplo?
Em Francisco Beltrão, ainda, a melhor idade não se arriscou em atividades com mais adrenalina. Mas bailes, passeios, caminhadas e outras atividades, mostram que ficar em casa é a última coisa que eles querem. "A realização destes eventos trouxe uma nova energia aos 'idosos", analisa a secretária de Ação Social, Lourdes Arruda. "A secretaria, em parceria com a sociedade civil, promove todos estes eventos com o objetivo de trazer ainda mais qualidade de vida à terceira idade", conta.
A secretária lembra ainda a implantação das Academias de Terceira Idade, que trouxeram a importância da atividade física para os senhores e senhoras. Hoje, são seis academias implantadas no município; a prefeitura estuda a colocação de mais uma, no bairro Cango.

Programa de apoio à pessoa idosa
A secretaria possui um programa de apoio à pessoa idosa. São eles, os grupos de convivência, Centro de Convivência do Idoso e Condomínio do Idoso. "O Condomínio propicia uma alternativa de moradia à população idosa carente, respeitando suas necessidades básicas, de modo que possam participar do grupo de forma comunitária, dividindo as tarefas do condomínio, com funcionamento em regime aberto", explica a secretária.
O condomínio possui 18 casas, onde moram 28 idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário