terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Idosos devem redobrar o cuidado com a hidratação

Idosos devem redobrar o cuidado com a hidratação
Especialistas orientam a terceira idade a vencer a resistência e ingerir mais líquidos nesta época, quando as temperaturas estão mais altas e o organismo requer mais atenção
Divulgação
Ação: O idoso deve criar o hábito de tomar água, mesmo sem ter sede
MARIA REGINA ALMEIDA
Da reportagem local
Uma alimentação balanceada e muito líquido vão ajudar os idosos a atravessar este período de altas temperaturas. Os especialistas ensinam que as pessoas com mais de 60 anos devem ingerir mais líquidos e, assim, evitar a desidratação, comum nesta fase da vida. O tema é simples de ser tratado, porém é considerado sério na terceira idade, pela resistência deste grupo em mudar seus hábitos.

Fabiano Rocha, médico e professor de Geriatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, explica que durante o processo de envelhecimento existe perda progressiva da quantidade total de água no organismo, uma vez que os mecanismos que a retêm não funcionam tão bem quanto na juventude. "A esse fato estão associados alguns fenômenos interessantes. A pessoa não percebe, por exemplo, que está com sede e não toma água, quando deveria tomá-la mesmo não sentindo sede".
Segundo ele, a situação é mais complicada em cidades de calor intenso e para quem toma diuréticos para controle de doenças cardiovasculares. O especialista faz um alerta: "A possibilidade de a desidratação evoluir para insuficiência renal é agravada pelo uso de certas medicações, como os anti-inflamatórios não hormonais que invariavelmente são prescritos nos casos de dores e artroses. Desidratação é um problema sério para as pessoas idosas. Internadas com quadro grave de desidratação e insuficiência renal, muitas vezes, elas acabam indo a óbito", diz o médico.

Em Santos, na semana retrasada, 32 idosos morreram em dois dias devido ao calor. Eles tinham doenças como diabetes, problemas renais e pressão alta. Para Fabiano Rocha, alguns agravantes contribuem para o quadro de morte, apesar de existir um tratamento simples e barato. "Se não houvesse o abuso de anti-inflamatórios e a pessoa fosse orientada para hidratar-se de forma adequada, essa possibilidade seria mais rara. Infelizmente, hoje em dia, a desidratação é bastante frequente".

Reposição
O médico-geriatra Luciano Raposo Quintas, de Mogi das Cruzes, explica que, com o passar do tempo, o ser humano tem uma desidratação natural e, na terceira idade, essa situação se acentua. "A única forma de repor o líquido que o organismo perde no decorrer da vida é tomando água", orienta.
Segundo ele, o sistema termorregulador do idoso é diferente do de um jovem: "Isso explica o porquê da pessoa idosa sentir mais frio em relação às outras faixas etárias. Aliado a este fator, os idosos não sentem sede, o que dificulta a ingestão de água". Para o especialista, mesmo nestas condições, a água deve ser ingerida. "Tomar sucos e comer frutas, como melancia, abacaxi e laranja, são alternativas recomendadas".

Em seu consultório, o médico diz que se depara constantemente com idosos que resistem em mudar seus hábitos em relação à água e passam a sofrer as consequências. "A falta de líquidos no organismo prejudica o funcionamento do rim, além de deixar a pele ressecada, deixando-a vulnerável às doenças, como micoses e eczemas, dentre outras". Ele recomenda que, por dia, o idoso deve beber entre 1 litro a 1,5 litro de líquido, em qualquer época do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário